008d877w_htm

008d877w_htm

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Informática!Mocinha ou vilã no processo de educação do município de São Gonçalo-RJ?

Informática!Mocinha ou vilã no processo de educação do município de São Gonçalo-RJ?
A informática , por vezes, muito requisitada pelos alunos nas escolas, apresenta-se em uma dicotomia de caminhos opostos.Um da contribuição na conhecimento educacional. Outro, na inserção de valores marginais à educação.
Em um trabalho de campo desenvolvido com alunos entre 12 e 15 anos de uma escola localizada em um bairro desenvolvido do município de São Gonçalo , pude comprovar estas afirmações.
Os alunos , por vezes, queriam ficar junto ao computador para entrar em sites ditos "proibidos" e em outros de Redes sociais, a turma , em sua maioria já tinha conhecimento suficiente dos mecanismos da rede e do manuseio de certos programas, até mesmos do uso de desbloqueadores dos programas que controlavam o acesso aos tais sites.
Pergunto , então, será necessário o ensino de algo mais sobre a informática ou o uso dela na educação?
As Lan Houses não têm arrebanhado nossos alunos , tornando assim ensino da informática na escola obsoleto?
Deixo a questão para vocês comentarem .
Beijos
Karla

12 comentários:

  1. Oi Karla!
    O uso de computadores na escola deve ser encarado como mais uma ferramenta de ensino dentre outras.
    Muitos educandos têm mais conhecimento no uso dos computadores do os professores.
    A informática deve estar a serviço da Educação e não o contrário.
    Um abraço, Eliane Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karla,
    creio que a informática educacional deve ser direcionada e baseada em propostas específicas inseridas nos conteúdos trabalhados com os alunos, não é o caso de deixarem os alunos livremente manuseando os computadores, pois isso fazem, sem dúvida em casa ou nas Lan Houses, mas creio que os benefícios dessa ferramente suplantam problemas como os que nos apresentou, porém é preciso bom preparo dos professores e planejamento para que o uso seja realizado de forma a levar os alunos a focarem no que é proposto.

    ResponderExcluir
  3. Amigas também concordo com vocês que a informática deve ser explorada a partir do conhecimento do aluno e com objetivos específicos para a mesma.
    Agradeço o comentário.
    Beijos
    Karla

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla!!
    Que instigante essa matéria... Realmente reflexiva e importante. Acredito que o papel da escola precisa estar mais relacionado à realidade e aos interesses dos alunos. As escolas preparam os alunos para quê? Certamente para atender aos interesses de uma sociedade capitalista, porém sem oferecer as ferramentas libertadoras para questionarem os seu papel nessa sociedade e definirem os seus interesses. Infelizmente, a escola ainda é uma via de mão única... Além disso, contamos com professores despreparados e sobrecarregados de tarefas incompatíveis com sua função de educador, sem tempo para refletirem a própria prática e buscar as alternativas necessárias para transformar a educação. Acredito nas TICs como um caminho, mas é preciso ter metas seguras e passos firmes...
    Adorei sua inquietação, que certamente tornar-se-á a de muitos.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. A INFORMÁTICA EDUCACIONAL DEVE SER CADA VEZ MAIS DIVULGADA ENTRE ALUNOS E PROFESSORES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ENRIQUECENDO A MESMA.

    ResponderExcluir
  6. Oi Karla, realmente creio que cada vez mais a informatica tem que ser levada e incentivada nas escolas, pois dessa forma existe uma possibilidade de orientar o aluno a procurar informações interessantes que agreguem conhecimento e não só jogos como muitas vezes ocorrem nas lan houses.

    Bjs,

    Claudia Adriano.

    ResponderExcluir
  7. Olá Karla

    Muito atraente o seu questionamento.
    Creio que a Informática deve ser sim introduzida na escola, a fim de oxigenar o espaço e as práticas educacionais, sumplantando assim, pouco a pouco, a educação bancária. Claro que o mundo social é muito mais dinâmico do que qualquer instituição idealizada, portanto permitindo aos alunos, por exemplo, aprenderem informática fora do espaço escolar. Os ditos sites proibidos e de redes sociais são constrangidos ante um viés educacional, põe-se então uma característica muito benéfica da informática escolar: a disciplina.

    O mundo cibernético é uma projeção do físico, oferecendo ooportunidades e riscos que devem ser escolhidos com ponderação. Na escola o aluno pode ser instruído como navegar na rede de forma segura e instrutiva, já que o espaço é propício para isso, em casa, nas Lan-Houses ou na casa de um colega não há necessariamente instrução adequada. Além disso deve-se atentar para o fato de que nesses espaços para-escolares nem todos se sentem à vontade para ingressar e não há atmosfera propensa ao aprendizado formal. O aluno é 'forçado' a pesquisar sobre a Revolução Francesa na escola, quando vai à Lan-House quer jogar o game que simula uma invasão na favela. Há alguém para vigiá-los? Claro, os donos do estabelecimento - pelo menos até os jovens pagarem o aluguel do PC.


    Portanto, é indispensável o uso da informática nas escolas para um mínimo de utilização educativa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Karla, saudações vascaínas...rs...
    Mas falando sério, adorei a matéria, o título nos instiga a ler e a proposta nos deu uma outra visão sobre uma real proposta do uso de informática na educação, Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Karla, o algo mais que creio deva participar do ensino da informática na escola é a apropriação desse instrumento como meio de mediador os conteúdos escolares, mas de maneira prazerosa e que realmente potencializem aprendizagens significativas dos alunos. Memorizar as partes do computador, dos programas a, b ou c, não diz nada para esses alunos que estão inseridos no imediatismo contemporâneo. As aprendizagens tem que se instigantes, partindo da realidae, uitas vezes, deles.
    Transgredir as regras sempre foi uma característica humana, as lan houses servem para saciar essas curiosidades adolescentes. Contudo a não vigilância é que dificulta a hormonia entre educação e recreação.
    Parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir
  10. Meus queridos agradeço a participação de todos no meu blog.
    Um beijão!
    Karla

    ResponderExcluir
  11. Oi, Karla!

    Concordo com Jully! Realmente sua notícia nos convida à leitura e nos faz ver um outro aspecto da questão da informática nas escolas! Aliás, muito interessante e de difícil resposta!!! Acho que tudo depende de como esta inserção é feita, se há pessoal preparado para lidar com os computadores e observar seu uso pelos alunos, se os professores têm propostas que possam prender a atenção discente... como sempre, tudo na vida apresenta duas facetas por isso, é preciso também que os professores sejam preparados antes de colocar a "mão na massa"! Parabéns por sua notícia! Beijo e até sábado!!!

    ResponderExcluir
  12. Bem, tenho que avaliar meu trabalho na criação do meu blog.
    Em primeiro lugar, achei muito interessante a pesquisa que tive que realizar dentro da área de informática , achei que consegui realizar , não da maneira como gostaria , mas consegui fazer isto.
    Eu gostei muito das informações serem paulatinas , deu para entender mehlor e na montagem , achei que eu poderia ter buscado mais fotos para fundamentar o meu trabalho, mas tudo bem , eu me daria nota 80, porque o potencial existe , só não trabalhei como deveria.
    Parabéns a todos nós que fizemos esta produção. Alunos UNIRIO.

    ResponderExcluir